O que é acessibilidade Arquitetônica?
Fornecer acessibilidade não é apenas uma questão de ser politicamente correto, é uma questão de segurança e de poder oferecer os mesmos direitos a todos. Por isso é preciso entender que um corrimão faz muita diferença e auxilia a todos, principalmente portadores de necessidades especiais, grávidas e idosos.
Corrimão
O corrimão, também denominado mainel, é uma barra de superfície lisa e arredondada que acompanha as laterais das escadas e rampas, auxiliando quem caminha por elas. É um apoio para o corpo, que traz mais equilíbrio e segurança ao subir e descer desníveis.
Onde pode ser instalado?
- Paredes: em corredores auxiliando no deslocamento (passagens);
- Escadas: funcionando como apoio e segurança;
- Rampas: auxiliando quem caminha e protegendo de quedas;
Detalhes Importantes
Obrigatoriedade do Guarda-corpo
Obrigatoriedade do Corrimão
Medidas do Corrimão
- Diâmetro: Corrimão com Acessibilidade: seção circular com diâmetro entre 3cm e 4,5cm (NBR9050)
- Diâmetro: de 3,8cm a 6,5cm (NBR9077)
- Altura do corrimão: entre 80cm e 92cm. (NBR 9077)
- Altura – Corrimão com Acessibilidade: deverá ter 92cm / para rampas deverá ter duas alturas: o inferior a 70cm de altura e o superior a 92cm de altura (medido da geratriz superior)
- Distância da parede ao corrimão (face interna): deverá haver um espaço livre mínimo de 4cm entre o corrimão e a parede (NBR 9050 e NBR 9077)
- Distância da parede ao corrimão (face externa): poderá ser de no máximo 10cm (NBR 9077 e NBR9050)
- Extensão (comprimento): seu prolongamento por 30cm antes e depois do final de escadas e rampas favorece a acessibilidade.
Ergonomia
- Deve ser contínuo por toda a sua extensão (inclusive nos patamares de escadas e rampas) e livre de quaisquer obstruções;
- Deve oferecer resistência a cargas pesadas em qualquer ponto da sua extensão;
- Formato confortável e fácil de ser agarrado; sem arestas vivas.
- Se ao lado da escada não houver uma parede é necessário longarinas ou balaustres para fechar o vão entre o piso e o corrimão.
- Pode ser instalado um segundo corrimão abaixo do principal (este que segue as normas exigidas). O segundo corrimão passa a ser fundamental em locais com grande circulação de crianças (obrigatório para escolas), sendo a altura indicada de 70cm em relação ao piso.
Corrimão Intermediário
- NBR 9050 – Acessibilidade: Escadas ou rampas com largura superior a 2,40m precisam da instalação de um corrimão intermediário, o qual só deve ser interrompido quando o comprimento do patamar for superior a 1,40m. A distância mínima desta abertura deve ser de 80cm.
- NBR 9077 – Saídas de Emergência: Escadas e rampas com largura superior a 2,20m precisam de um corrimão intermediário, dividindo a escada ou rampa em duas partes de no mínimo 1,10m. Em locais utilizados por idosos e/ou deficientes físicos que precisam do apoio das duas barras, a distância poderá ser de 69cm entre os corrimãos. Escadas externas de caráter monumental e independente da largura poderão ter apenas corrimãos laterais.
Como escolher
O material mais resistente e recomendado é o Aço Inox. A FLAGON desenvolve produtos para facilitar a acessibilidade de portadores de deficiências e idosos tornando seguro e proporcionando a inclusão social aos espaços urbanos de forma digna criando e fornecendo soluções conforme NBR 9050 e NBR 9077.
Consulte-nos sobre modelos ou projetos diferenciados.
Fontes consultadas
– Norma Brasileira. NBR 9077 – Saídas de Emergência em Edifícios, 2001.
– Site Clique Arquitetura